Your browser does not support JavaScript! PBM - Noticia
#

SESAP alerta sobre descarte incorreto de resíduos perfurocortantes

25 de Maio de 2023

A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) identificou nos últimos dias, dois acidentes com resíduos perfurocortantes que foram descartados de maneira incorreta. Os trabalhadores da coleta urbana se acidentaram no centro da cidade, nas proximidades da Rua Presidente Kenedy. Quando ocorre esse tipo de acidente, geralmente, os materiais perfurocortantes atingem regiões do braço e antebraço, na hora de transportar a sacola de lixo.

Muitas pessoas utilizam agulhas para aplicação de medicação, como insulina, e estas precisam ser descartadas corretamente. Dessa forma, a Vigilância Sanitária (VISA), orienta que o descarte desse tipo de material seja realizado dentro de uma garrafa pet com tampa, impedindo o contato de quem for manusear o lixo, evitando assim, acidentes.

Para realizar o descarte correto deste tipo de material, bem como de remédios vencidos, a população deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência.

No caso de empresas e profissionais da saúde que utilizam em consultórios esse tipo de material, há regras específicas quanto ao descarte correto, sendo obrigatório o descarte nos coletores de perfurocortantes específicos para este fim.

Para encaminhar denúncias ou tirar dúvidas, entre em contato com a Vigilância Sanitária do Município, através do telefone (32) 998849820. Este número também é whatsapp.

Para dar a destinação final e correta a esse tipo de material, a Prefeitura conta com uma empresa especializada, que leva o material a um centro de descarte localizado fora do município onde o resíduo é descartado de forma adequada sem danos ao meio ambiente.

O descarte incorreto é prejudicial à saúde pública e ao meio ambiente, por isso é muito importante que cada pessoa faça a sua parte.

Utilizamos cookies e tecnologias para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.