Your browser does not support JavaScript! PBM - Noticia
#

Novos exames e cirurgias eletivas, como cateterismo cardíaco e angioplastia coronariana, serão disponibilizados a população através do SUS

24 de Janeiro de 2023

A Prefeitura Municipal de Barbacena negociou com o Hospital Ibiapaba/CEBAMS, referência em Alta Complexidade Cardiovascular na microrregião Centro sul, a retomada dos procedimentos eletivos hemodinâmicos (Cateterismo Cardíaco e Angioplastia Coronariana).

 

Estes procedimentos que utilizam do Contraste Iodado, nome genérico atribuído a substâncias que auxiliam na realização de exames de imagem. Substâncias estas que são utilizadas para melhorar a diferenciação entre tecidos ou estruturas de composição diferente no corpo, melhorando a interpretação do resultado e garantindo diagnósticos mais precisos, estavam suspensos desde julho de 2022. A suspensão ocorreu devido ao cenário de escassez e preços inflacionados, resultantes do pós-pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

 

A Prefeitura de Barbacena garantiu a Instituição Hospitalar o custeio da medicação, na ordem de R$ 600 mil, que beneficiará os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião, permitindo assim o acesso eletivo até então suspenso.


Serão ofertados, nos próximos quatro meses, 374 cateterismos eletivos e 58 procedimentos cirúrgicos hemodinâmicos (Angioplastia Coronariana) que permitirá que seja ?zerada? a atual demanda reprimida registrada junto à Regulação/SESAP em Barbacena.

Utilizamos cookies e tecnologias para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.